O rei Carlos III já reagiu ao escândalo do irmão, ex-príncipe André, que comemora 66 anos esta quinta-feira, dia 19, que foi detido pelas autoridades britânicas devido a suspeitas de má conduta em exercício de cargo público.
Carlos III reagiu com “profunda preocupação”, mas promete o seu “total e sincero apoio e cooperação” com as autoridades.
Leia o comunicado na íntegra:
“Foi com a mais profunda preocupação que tomei conhecimento das notícias sobre André Mountbatten-Windsor e da suspeita de má conduta no exercício de funções públicas. O que agora se segue é o processo completo, justo e correto através do qual esta questão é investigada da forma adequada e pelas autoridades competentes. Para o efeito, como já referi, contam com o nosso total e sincero apoio e cooperação. Permitam-me que diga claramente: a lei deve seguir o seu curso. Enquanto este processo prossegue, não seria correto da minha parte tecer mais comentários sobre este assunto. Entretanto, a minha família e eu continuaremos a cumprir o nosso dever e a servir-vos a todos.”
O ex-príncipe André já tinha sido afastado das funções da monarquia britânica e foram-lhe retirados os títulos, devido à sua relação com Jeffrey Epstein.
Recorde-se que as autoridades do Reino Unido avançaram com a sua detenção após a divulgação de novos documentos pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, onde surgem indícios de que, entre 2010 e 2011, o aristocrata terá colaborado no fornecimento de informações sensíveis do governo britânico ao conhecido abusador sexual.