A Câmara Municipal de Viana do Castelo revelou o projeto vencedor para a nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima. A estrutura, selecionada através de um concurso internacional de ideias lançado em 2022, destaca-se pelo seu traçado em “S”, que visa uma integração harmoniosa na paisagem e o afastamento da histórica Ponte Eiffel.
A nova ponte pedonal surge com o objetivo de retirar peões e ciclistas do tabuleiro da Ponte Eiffel, aumentando a segurança rodoviária e reforçando a rede de mobilidade sustentável do concelho, que já soma 45 km. A estrutura terá cerca de 855 metros de comprimento total, incluindo 570 metros de tabuleiro curvo e rampas de acesso nas margens norte (60m) e sul (225m). Trata-se de uma ponte suspensa por cabos de aço, solução que confere maior estabilidade e leveza visual.
Liderado por Luís Nobre, o executivo municipal sublinha que a travessia será estratégica para o turismo e para os peregrinos do Caminho Português da Costa. O projeto dá cumprimento a uma das promessas do atual programa eleitoral para a ligação entre as duas margens da cidade.





