TikTok, Facebook, Snapchat, Reddit, X, Instagram e YouTube. O governo australiano é pioneiro na sua proibição a menores de 16 anos e a decisão foi tomada no final de 2024.
A Austrália deu o prazo de um ano às plataformas para desativarem as contas dos menores de 16 anos e, por isso, a medida entrará em vigor já a partir de dezembro.
Tudo isto em nome da proteção dos menores. “Vamos continuar sempre a apoiar as famílias australianas e a proteger as crianças australianas”, referiu a ministra das Comunicações daquele país da Commonwealth. “Não podemos controlar o oceano, mas podemos vigiar os tubarões, e hoje estamos a deixar claro para o resto do mundo como pretendemos fazer isso.”
A mesma responsável justifica melhor a decisão do governo australiano: “Diria que a razão pela qual não estamos a pedir a todos que verifiquem a sua idade é porque estas plataformas de redes sociais sabem imenso sobre nós, por nossa própria vontade. Se, por exemplo, estiver no Facebook desde 2009, então eles sabem que têm mais de 16 anos, não sendo necessário verificar.”,
As redes socias que não cumprirem com a legislação arriscam-se a ter de pagar multas no valor de 28 milhões de euros.