A estratégia da Škoda para o campeonato da mobilidade passa por produzir seis novos modelos 100% elétricos até final de 2026. O Motor 24 Horas viajou até Palma de Maiorca para conduzir o novo Elroq.
É um SUV compacto, 100% elétrico, que adota a nova linguagem de design “Modern Solid”. Espaço, muito espaço a bordo, construção cuidada, e comportamento em estrada que não engana.
A posição de condução é elevada tal como encontramos nos “SUV tradicionais”, tem o espaço interior ao nível de várias carrinhas e um desempenho dinâmico ágil, que faz inveja a algumas berlinas.
A frente é caracterizada por um para-choques robusto, enquanto a arquitetura dos faróis quatro olhos” foi completamente reinterpretada. O Elroq é, também, o primeiro modelo a apresentar as letras Škoda tanto no capot como no volante.
O Elroq é uma alternativa elétrica ao Karoq, mais pequeno e barato do que o Enyaq, propondo um preço a partir de €34.947. A ofensiva elétrica do Grupo Volkswagen está em curso. O Elroq é mais um “ponta de lança” para fazer frente às competitivas marcas chinesas.
A Cupra tem uma gama completa de automóveis 100% elétricos, a Škoda prepara diversos lançamentos nos próximos meses e a VW confirmou o lançamento do ID.1, com produção na Autoeuropa, em Palmela, e que está agendado para 2027 com um preço inferior a €23.000.


Vocação estradista
Conduzimos o Elroq na capital das Baleares. E que agradável surpresa! Escolhemos um percurso misto de estradas nacionais e algumas vias rápidas ao longo da ilha. Fizemos, ainda, questão de desafiar o tráfego urbano na zona da marina de Maiorca.
O Elroq desenvencilha-se muito bem e demonstrou estar à-vontade tanto nos ambientes urbanos como trajetos suburbanos. Graças às suas dimensões compactas, permite uma condução dinâmica e uma agilidade em estrada de fazer inveja ao seu “irmão” mais velho: Enyaq.
A insonorização é acima da média para o seu segmento e o silêncio a bordo permite viagens tranquilas, seja quando nos apetece conversar ou, simplesmente, ouvir música. O chassis adaptativo – DCC – ajusta as respostas da suspensão com base nas características da estrada ou nas preferências do condutor.
Oferece três configurações predefinidas: “Normal”, “Comfort” e “Sport”, enquanto o modo “Custom” permite escolher entre 15 configurações diferentes do chassis.
Ao volante a direção revelou-se muito precisa, sem o “bambolear” característico de alguns SUV, assim como a travagem eficaz diferenciando-se do “pisar esponjoso” de muitos carros elétricos.

O Škoda Elroq está disponível com três baterias e diferentes tipos de motores. A potência começa nos 125 kW (170 cv) para o Elroq 50, que é o mais acessível.
O topo de gama Elroq 85x inclui um motor adicional no eixo dianteiro para assegurar tração integral. O Elroq 85 pode atingir 580 km sem paragens para carregar (ciclo WLTP – referência de análise da autonomia dos carros elétricos).
A capacidade de carregamento até 175 kW nos postos rápidos permite que a bateria de 82 kWh dos Elroq 85 e 85x seja recarregada de 10 a 80% em 28 minutos.
As baterias dos Elroq 50 e Elroq 60, com tração traseira, podem ser recarregadas em cerca de 25 minutos. É claro que o aumento da eficiência e da velocidade de carregamento, bem como uma função de pré-aquecimento otimizada, contribuem para isso.




Olá, Laura!
O ecrã de infoentretenimento de 13″, de série, é fácil de utilizar. O assistente de voz e conectividade da Škoda chama-se Laura e integra ChatGPT. O software permite a definição até cinco atalhos para as funções do veículo, bem como quatro atalhos para aplicações e controlos mais fáceis de utilizar.
O novo software oferece um sistema de navegação melhorado, quando comparado com os outros modelos da marca, e um controlo climático mais fácil. A versão mais recente da aplicação MyŠkoda apresenta outras melhorias.
A lista de serviços Škoda Connect inclui, agora, o Lock & Unlock, permitindo aos utilizadores bloquear ou desbloquear o seu automóvel remotamente através da aplicação.
O sistema Remote Park Assist, que permite ao Elroq entrar e sair automaticamente de lugares de estacionamento, é, também, controlado através da aplicação para smartphone.


O Elroq oferece um interior espaçoso, incluindo uma bagageira com 470 litros de capacidade (até 1.580 litros com os bancos traseiros rebatidos). Podem viajar quatro adultos com o máximo conforto.
Os interiores utilizam materiais sustentáveis e existem, também, novas caraterísticas “Simply Clever”, entre as quais compartimentos que oferecem 48 litros de capacidade de arrumação, uma rede de arrumação para o cabo de carregamento sob o piso da bagageira, uma caixa Jumbo com um tabuleiro de arrumação e um suporte para tablet.
Mas há mais: uma caixa de arrumação para os passageiros traseiros, ganchos rebatíveis em ambos os lados da bagageira, um raspador de gelo sustentável com indicador da profundidade do piso dos pneus, um guarda-chuva na porta do condutor e um triângulo de aviso guardado na bagageira.
O SUV elétrico da Škoda tem disponíveis diferentes sistemas de segurança passiva e ativa. O Cruise Control Adaptativo Preditivo otimiza o consumo de energia ao adaptar, automaticamente, a velocidade ao percurso, utilizando dados dos sensores do veículo.
Curvas, cruzamentos e rotundas são antecipados. O assistente de velocidade inteligente segue, automaticamente, os limites de velocidade com base no reconhecimento de sinais de trânsito e ao entrar em áreas urbanizadas.
A proteção contra colisões é assegurada pelo Front Assist de série, que inclui proteção para peões, ciclistas, assistente de colisão e de mudança de direção.
Em caso de acidente iminente, o Crew Protect Assist inicia medidas de proteção, como o fecho das janelas laterais e o apertar dos cintos de segurança. Nove airbags protegem os ocupantes em caso de emergência. O Elroq estará, também, disponível numa versão Sportline.
O sistema Remote Park Assist, que permite ao Elroq entrar e sair automaticamente de lugares de estacionamento, é controlado através da aplicação para smartphone
Variantes do Škoda Elroq
Preço a partir de €34.980
Elroq 50
Cap. da bateria (total/útil) (kWh) – 55/52
Tempo de carregamento (10% a 80%) (minutos) – 25
Potência de carregamento (kW) – 125
Velocidade máxima (km/h) – 160
Aceleração (0–100 km/h) (seg.) – 9.0
Autonomia (km) – 375
Elroq 60
Cap. da bateria (total/útil) (kWh) – 63/69
Tempo de carregamento (10% a 80%) (minutos) – 24
Potência de carregamento (kW) – 150
Velocidade máxima (km/h) – 160
Aceleração (0–100 km/h) (seg.) – 8
Autonomia (km) – 403
Elroq 85
Cap. da bateria (total/útil) (kWh) – 82 /77
Tempo de carregamento (10% a 80%) (minutos) – 28
Potência de carregamento (kW) – 210
Velocidade máxima (km/h) – 180
Aceleração (0–100 km/h) (seg.) – 6.6
Autonomia (km) – 580
Por: Luís Cáceres Monteiro