O município de Albufeira vai alargar o projeto “Albufeira a Nadar” a todos os alunos do 3.º e 4.º anos dos três agrupamentos escolares do concelho, já no ano letivo 2025/2026. A iniciativa, que arrancou em 2016, passa assim de cerca de 400 para 1200 participantes.
O programa tem como objetivos principais a prevenção do afogamento infantil e a promoção de competências básicas de adaptação e segurança no meio aquático. Além disso, pretende incentivar hábitos de vida saudáveis, reforçar a autoconfiança em contexto aquático e desenvolver competências psicossociais entre as crianças.
As aulas, gratuitas, terão lugar nas Piscinas Municipais de Albufeira, ao longo de todo o ano letivo, e serão orientadas por técnicos da Divisão de Desporto e Juventude.
Para o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, trata-se de um projeto de “elevada importância, não só no âmbito de uma educação mais abrangente, mas também para dotar as crianças de capacidades em meio aquático que se traduzam na sua própria segurança”.