A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e Covid-19 arrancou esta terça-feira, dia 23. A meta é vacinar 2,5 milhões de pessoas contra a gripe e 1,5 milhões contra a Covid-19 até ao Natal, em unidades do Serviço Nacional de Saúde e em 2500 farmácias.
Este ano, a campanha, que tem como lema “vacine-se e proteja os momentos mais importantes”, tem como novidade a imunização gratuita para bebés, entre os 6 e 23 meses, e a comparticipação para crianças, entre os 2 e os 4 anos.
O subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos, realça que a faixa etária das crianças tem taxas de hospitalização e internamento em cuidados intensivos equiparáveis às registadas entre pessoas idosas. Assim, deixa o apelo aos pais para vacinarem os filhos: “As crianças podem desenvolver doenças graves que muitas vezes causa internamento. Depois da gripe, ficam também mais vulneráveis a infeções bacterianas secundárias. Temos uma vacina segura que ajuda a prevenir estas complicações e a passar o inverno com menos doença.”
A DGS recomenda ainda a vacinação contra a gripe e a Covid-19 a pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos de todas as idades e profissionais de saúde.