Depois de falharem todas as tentativas junto de possíveis investidores nacionais, e de esgotar toda a capacidade de negociação com a banca, que, após muitos anos ‘fechou a torneira’ ao grupo Balsemão, a salvação da Impresa pode vir de Itália.
A dona da SIC e do Expresso está a negociar um acordo de capital com o grupo italiano MFE, segundo o ECO. MFE foi fundado, em 1980, por Sílvio Berlusconi e tem uma presença internacional em mercados como Espanha, através da Telecinco.
O grupo italiano é controlado pela família de Berlusconi, que foi primeiro-ministro por três vezes. Além disso, o polémico empresário, que morreu em 2023, ficou na história por ter criado um império na comunicação social. Era dono do Milan, esteve envolvido em escândalos sexuais, conhecidos por festas bunga-bunga, e foi acusado de ligações à máfia.
A venda de ações do grupo é, recorde-se, há muito tempo falada devido à grave situação financeira que a Impresa tem vindo a enfrentar. Em julho, Francisco Pedro Balsemão chegou a admitir a possível entrada de novos acionistas no grupo: “Não estamos fechados à entrada de entidades ou pessoas de fora. Se for uma relação win-win, não fechamos essa porta.”