Falta pouco mais de uma semana para as eleições autárquicas, que se realizam no domingo, dia 12 de outubro, e com isso as campanhas eleitorais estão a mil. Na distrital do Chega do Montijo decidiram lançar uma música, com videoclipe incluído. A letra desta odisseia musical contém o lema do candidato “Valente vai em frente, tens aqui a tua gente”.
Ao contrário do que, provavelmente, os dirigentes do partido esperavam, o vídeo não teve reações positivas e virou motivo de gozo nas redes sociais. Para além de uma música manhosa, que claramente foi gerada por uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), a coreografia, digna de um daqueles programas da tarde dos canais generalistas ao fim de semana, está a ser alvo de gozo, com o próprio candidato, Nuno Valente, a aparecer a fazer uns passos de dança inesquecíveis (e não no bom sentido).
O choque nas redes sociais foi tanto que um internauta precisou de intervenção divina para confirmar que o vídeo era mesmo real e publicado por esta distrital do Chega: “@grok isto é real?”, questionou um utilizador do X (antigo Twitter). Ao que a ferramenta de IA do X confirmou: “Sim, é real. Trata-se do vídeo oficial da campanha de Nuno Valente, candidato do CHEGA à Câmara Municipal do Montijo nas autárquicas de 2025.”
Para lançar algo assim é realmente preciso uma pessoa “Valente” para acreditar que poderia ir “em frente” com esta música e videoclipe.