‘O Arquiteto’, série protagonizada por Rui Melo, tem gerado uma intensa polémica, muito por trazer à memória o escândalo sexual que abalou o País no final dos anos 80. A série retrata, de forma livre, o caso do arquiteto Tomás Taveira, o famoso arquiteto que filmava, sem consentimento, as relações sexuais que mantinha com alunas e as mais diversas mulheres – especulou-se que algumas destas mulheres estariam ligadas ao jet set da época – no seu escritório de arquitetura, em Lisboa.
Já com a trama no fim, Rui Melo recorreu às redes sociais para reagir ao impacto que esta teve junto do público. “Recebi muitas mensagens, umas boas, outras nem tanto. Li todas”, escreveu.
A nova estrela de ‘Taskmaster’, da RTP1, admitiu que as opiniões foram bastante divididas: “Uns acham que foi demasiado, outros insuficiente, o que só reforça a minha convicção de que o tema é urgente”. O ator sublinhou ainda que o seu objetivo, enquanto protagonista da série, foi sempre levantar debate e dar visibilidade a um tema sensível: “Interessa-me a discussão, o dedo na ferida. E a denúncia. Sempre”.
Apesar das críticas, Rui Melo concluiu de forma assertiva: “Valeu a pena”.