Afinal, havia mais um português na flotilha de Gaza. O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou a presença de Diogo Chaves, que seguia no barco ‘Selvaggia’, após a autorização dos familiares do cidadão, que entraram em contacto com o gabinete de emergência consular.
Assim, são quatro os portugueses detidos pelas forças israelitas, depois de as embarcações da flotilha, com ajuda humanitária com destino à Faixa de Gaza, terem sido intercetadas. O barco onde seguia o ativista Miguel Duarte foi barrado na madrugada desta quinta-feira, enquanto a porta-voz do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, e a atriz Sofia Aparício foram detidas ao final do dia de quarta.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano, as tripulações foram levadas para o porto de Ashdod, onde foram distribuídas por centros de detenção específicos. Israel garante que os membros da flotilha humanitária “estão seguros e de boa saúde” e indica que vai iniciar os procedimentos de deportação para a Europa, depois de os detidos serem transferidos para território israelita.