Frase do dia

  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
  • 'No aquecimento, fiz sinal ao João Simões: 'Estás cagado, não?', Rui Borges
Search

Novo plano aposta numa estratégia energética mais flexível e estável, capaz de acompanhar os avanços tecnológicos em combustíveis alternativos e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada carbónica.

A Mazda Motor Corporation acaba de anunciar a atualização do seu programa para a neutralidade carbónica, reforçando o compromisso de “alcançar emissões zero em todas as suas fábricas globais até 2035”.

Como parte deste plano, a marca estabeleceu uma meta intermédia: “Reduzir em, pelo menos, 46% as emissões de dióxido de carbono (CO₂) até 2030, face aos níveis de 2013, em linha com os objetivos definidos pelo Japão”, avança a marca, em comunicado.

Cogeração a gás

Novo plano aposta numa estratégia energética mais flexível e estável, capaz de acompanhar os avanços tecnológicos em combustíveis alternativos e, ao mesmo tempo, reduzir a pegada carbónica.

“Entre as medidas em destaque, está a introdução de um sistema de cogeração a gás, baseado em tecnologia já comprovada, que utiliza gás natural liquefeito e que permitirá, com pequenas adaptações, a transição gradual para o hidrogénio”, explica a Mazda, no mesmo documento.

Este combustível é considerado pela Mazda um pilar essencial para alcançar a neutralidade carbónica e a colaboração com a Kawasaki Heavy Industries será determinante no desenvolvimento das especificações técnicas do sistema.

“O objetivo é garantir elevada eficiência energética e uma gestão otimizada das necessidades das fábricas, em estreita articulação com fornecedores locais, como a Hiroshima Gas e a Chugoku Electric Power”, salienta a marca.

Três eixos

Além da produção, a Mazda mantém a meta de alcançar neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de abastecimento até 2050, assente em três eixos estratégicos: “Eficiência energética, utilização de fontes renováveis e adoção de combustíveis neutros em carbono”, conclui.

Recomendado para si

Inaugurado pelo chairman e CEO, Frank-Steffen Walliser, e pelo Membro do Conselho para I&D, Matthias Rabe, novo centro será essencial para o desenvolvimento dos futuros modelos.
Após ter concluído uma série de testes em Marrocos, a equipa Defender Rally acelera a sua estreia para o Rally Dakar 2026 e Campeonato Mundial de Rally Raid da FIA (W2RC).