A HISTÓRIA DE AMOR DO INFANTE D. HENRIQUE

João Fernando Ramos está de regresso aos romances, com a obra ‘A paixão do Infante’, 12 anos após lançar o último livro.

Ao 24Horas, o jornalista da TVI conta que a nova obra, da Oficina do Livro, relata um mistério sobre “uma personagem que todos conhecemos, o Infante D. Henrique”, onde “decodifica a razão pela qual nunca casou, apesar de ser “um homem extremamente influente”.

O autor garante que, apesar de se tratar de ficção, “todos os pontos da história batem certo”.

João Fernando Ramos confessa que começou a escrever ‘A paixão do Infante’ há mais de 10 anos: “O meu tempo não é muito, então, nos últimos anos, tem sido a verdadeira loucura. O livro começou a ser escrito logo a seguir ao romance anterior, ao D. João. A investigação histórica estava feita e eu tinha vontade de escrever sobre esta personagem importante para o País e para o Porto.”

Há dois anos, João Fernando Ramos foi desafiado a terminar a obra. “Voltei outra vez ao pouco tempo livre que tinha ao final do dia, ao chegar a casa e escrever mais um bocadinho, mais uma página, mais duas páginas, mais três páginas. E agora, a tempo da Feira do Livro, conseguimos fechar o livro. Aí está ele, para que se possa sonhar um pouco com aqueles tempos de grande paixão e perceber o que é que aconteceu ao Infante D. Henrique”, afirma.