Num texto publicado nas suas redes sociais, a cantora Né Ladeiras, 66 anos, arrasa a jornalista Alexandra Lucas Coelho, do Público.
Em causa aquilo a que Né Ladeiras chama o uso do jornal “para difundir um discurso incendiário, que demoniza Israel e apela à sua eliminação o que, na prática, é uma forma de negar o direito de existência do único Estado judeu do mundo”. No entender da artista a postura de Alexandra Lucas Coelho “ultrapassa todos os limites da ética jornalística e é, sem margem para dúvida, um discurso de ódio”.
Né Ladeiras optou, portanto, por escrever uma Carta Aberta ao Público e à ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) para exigir responsabilidade e ação que intitulou “Publicação de discurso deslegitimador e discriminatório contra o Estado de Israel — violação dos princípios deontológicos e da definição internacional de antissemitismo”.
Na missiva são destacadas frases de um artigo de Alexandra Lucas Coelho, intitulado “O nosso fim em Gaza” como : “Israel é um Estado maldito”, “É preciso reconhecer que Israel acabou, ou acabará connosco” ou a sugestão de “Cortá-lo do conjunto das nações” que correspondem, no entender de Né Ladeiras, a um padrão reiterado de Lucas Coelho.
A carta aberta da cantora, insta o Público a que esclareça publicamente “se subscreve ou se distancia das referidas afirmações” e pede à ERC “a abertura de um processo de averiguação para determinar se houve violação dos princípios deontológicos.”