A Câmara Municipal de Lisboa divulgou um vídeo que revela os bastidores de uma operação da Polícia Municipal contra a venda ambulante ilegal em Belém e na Baixa. Três homens acabaram detidos, um por injúrias agravadas e dois por ameaças à integridade física, e dezenas de pessoas foram identificadas.
Esta não é a primeira vez que a Câmara de Lisboa, nas redes sociais, mostra os bastidores das operações da Polícia Municipal. Aliás, várias destas operações têm sido acompanhadas pela comunicação social. O tema da segurança promete ser central na campanha para as eleições autárquicas.
Durante a ação contra a venda ambulante, os polícias infiltraram-se como turistas de forma a chegar mais facilmente aos infratores. No vídeo é possível ver um polícia municipal a instruir os colegas do plano para apanhar os vendedores ilegais.
Foram apreendidas centenas de artigos, uma viatura e elaborou 60 autos de contraordenação. A operação, denominada ‘BUS’, foi levada a cabo na sequência do aumento de queixas de comerciantes, “que protestam contra a venda ilegal de artigos contrafeitos”.
A Polícia Municipal de Lisboa alerta que “a venda ambulante ilegal é uma atividade que, para além de lesar o Estado e os contribuintes, e de se tratar de concorrência desleal para com o comércio local regular, é também uma prática que coloca em risco a saúde pública pela falta de controlo sanitário e de higiene dos produtos alimentares que são comercializados”.