TRUMP AJUDA À POPULARIDADE DE LULA

A mais recente sondagem da Quaest revela que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na primeira volta nas presidenciais de 2026, vencendo todos os adversários à exceção de Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem empataria.

Numa eventual segunda volta, Lula venceria todos os candidatos, exceto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com quem empataria.

Na sondagem anterior, divulgada em junho, Lula ficava empatado numa eventual segunda volta com Eduardo Bolsonaro, Ratinho Jr., Michelle Temer e Eduardo Leite.

O braço de ferro com Trump poderá estar na origem do reforço da popularidade de Lula.

O estudo mediu a reação dos brasileiros às novas tarifas impostas por Donald Trump, que afetam diretamente o Brasil. Para 72% dos inquiridos o presidente dos EUA está errado ao impor um aumento de tarifas, por acreditar que há uma perseguição política a Jair Bolsonaro, e 79% acreditam que as tarifas podem prejudicar a economia e o dia a dia da população.

Além disso, a maior parte dos inquiridos defende que Lula sabe lidar melhor que Bolsonaro (44% a 29%) nesta questão da crise com Trump.

Apesar da vantagem eleitoral, o apoio ao governo Lula tem vindo a cair. A maioria dos brasileiros aprovava a sua gestão até dezembro de 2024, mas a tendência mudou a partir de janeiro deste ano.