O vídeo divulgado por André Ventura esta sexta-feira, onde se vê uma multidão a atacar dois polícias, são de agressões a dois agentes da PSP de Rabo de Peixe que ocorreram em maio de 2023.
O líder do Chega dava a entender que os factos eram recentes e que seriam uma evidência de impunidade. “O país todo tem de ver este vídeo. Este é o Portugal real onde os bandidos fazem o que querem impunemente, sem consequência. Este é o país que PS e PSD nos deixaram”, escreveu André Ventura nas redes sociais.
O vídeo soma, em dois dias, quase sete milhões de visualizações.
O ‘Correio da Manhã’ avançou, entretanto, que um tribunal de São Miguel condenou recentemente os cinco arguidos (quatro homens e uma mulher), responsáveis pelas agressões, a penas de prisão de um ano, com pena suspensa.
No vídeo é possível ver dois agentes a serem agredidos a murro, um deles é atingido com uma bicicleta e outro leva um pontapé na cabeça. Só perante a ameaça da arma de serviço é que os agressores acalmaram. Os envolvidos só terão sido detidos dias depois. Um dos agentes ficou de baixa médica, na sequência da agressão.