Edward e Lorraine Warren fundaram, em 1952, a New England Society for Psychic Research (NESPR), um grupo de “caça-fantasmas” na Nova Inglaterra, Estados Unidos.
A sua fama foi tal que, em 2013, estreou o primeiro filme da saga de ‘A Evocação’, baseada nos casos que investigaram.
Um dos casos mais badalados ocorreu em 1968, quando duas colegas de quarto afirmaram que a sua boneca de pano inspirada na personagem Raggedy Ann, figura dos contos infantis do escritor Johnny Gruelle, encontrava-se possuída pelo espírito de uma criança de 7 anos chamada Annabelle Higgins.
O casal de investigadores comprometeu-se a guardar a boneca Annabelle Higgins no ‘Museu do Oculto’ da família, em Connecticut. Encontra-se aí até aos dias de hoje, guardada numa caixa de vidro com a indicação de que não pode ser aberta. O museu pode ser visitado pelo público.
A boneca Annabelle é, aliás, a principal atração do museu, já que é a figura central do primeiro filme ‘A Evocação’.
Em maio deste ano, a NESPR iniciou avançar com a digressão ‘Devils on the Run’, onde oferece a possibilidade de pessoas de outros estados dos EUA verem a boneca de perto.
No entanto, um novo episódio vem agora adensar o mito em torno da boneca. Dan Rivera, responsável pela digressão, foi agora encontrado morto, aos 54 anos, num hotel em Pensilvânia. De acordo com as testemunhas que se encontravam no local, o veterano do exército norte-americano terá sofrido uma paragem cardíaca pouco tempo depois de ter tocado na boneca.