HYUNDAI IONIQ 5: EVOLUÇÃO ELÉTRICA COM IDEIAS BEM “CARREGADAS”

A Hyundai renovou o IONIQ 5 com mais autonomia, design apurado e tecnologia afinada. O Motor 24h conta-lhe tudo sobre este SUV 100% elétrico.

A Hyundai apresentou, ontem, no Monsantos Open Air, a nova versão do IONIQ 5. Um dos modelos mais emblemáticos da ofensiva elétrica da marca ganha, agora, mais autonomia, eficiência, funcionalidades e pormenores de design que o mantêm na dianteira da mobilidade elétrica.

O Motor 24h marcou presença no evento, que confirmou o que os números já sugerem: o mercado está a mudar — e muito, muito depressa, podemos acrescentar.

Duas novas baterias

O modelo chega, agora, com duas novas baterias de 63 kWh e 84 kWh (em vez da anterior de 77,4 kWh), com autonomias que podem atingir os 570 km em ciclo combinado WLTP ou uns impressionantes 784 km em ciclo urbano.

A arquitetura elétrica de 800V permite carregamentos ultrarrápidos: 350 km em apenas 18 minutos, competência que ajuda a combater a ansiedade não raras vezes associadas aos modelos 100% elétricos.

No exterior, os retoques são subtis mas eficazes: para-choques redesenhados, novo acabamento em “V” na dianteira, spoiler traseiro alongado em 50 mm e novas jantes aerodinâmicas de 19″ ou 20″. O comprimento total cresceu ligeiramente para 4.655 mm, sem comprometer a silhueta fluida e distintiva.

O interior continua a apostar num conceito de sala de estar sobre rodas, mas está agora mais funcional. A consola central inclui novos botões físicos para acesso direto a funções como aquecimento dos bancos, ventilados ou assistência de estacionamento. O carregador wireless foi reposicionado para facilitar o uso e o volante ganha um novo visual, com luzes interativas tipo pixel.

Piscar o olho às empresas

A vertente tecnológica foi, claramente, reforçada. Destaca-se o novo sistema de infoentretenimento ccNC, com atualizações OTA, integração do sistema Vehicle-to-Load, comandos reorganizados, volante com deteção de mãos, assistente remoto de estacionamento inteligente e novas ajudas à condução. A segurança também foi aprimorada, com melhorias na estrutura e oito airbags, incluindo laterais para os passageiros traseiros.

A gama nacional divide-se em quatro versões: Premium (440 km), Premium Plus e Vanguard (até 570 km), e Vanguard Plus (até 530 km). Os preços começam nos €43.000 para a versão de entrada e descem para €29.990 (+ IVA) em campanha que “pisca o olho” às empresas e ENI, válida até setembro.

Ainda não foi possível conduzir o novo IONIQ 5, mas as melhorias apresentadas não deixam margem para dúvidas: a Hyundai afinou o seu elétrico de referência com rigor e visão estratégica. Sem reinvenções forçadas, mas com inteligência, detalhe e uma resposta clara às exigências de quem já leva a mobilidade elétrica a sério.