A morte de Jorge Costa, aos 53 anos, deixou o mundo do futebol (e não só) em choque. Pela sua carreira imaculada, no FC Porto e Seleção Nacional, e também por, longe dos relvados, ser um homem profundamente ligado à família, que se mostrava apaixonado pela companheira dos últimos anos de vida, Estrela Rito.
Os dois conheceram-se durante a passagem de Jorge Costa por África, entre 2014 e 2016, quando esteve no comando da seleção do Gabão. “Aconteceu-me a melhor coisa que podia ter acontecido na vida: conheci a minha atual mulher”, afirmou o até agora dirigente portista, em 2020, numa entrevista.
Jorge Costa mostrava-se rendido à companheira, garantindo que conhecê-la lhe tinha mudado completamente a vida. Também nas redes sociais, a antiga glória dos dragões se declarava à amada, em diferentes ocasiões. “Mais um ano… contigo ao leme”, escreveu o ‘Bicho’ quando cumpriram mais um aniversário de relação. Nos comentários, Estrela Rito respondeu ao companheiro: “Oh, és mesmo o Marido mais lindo do mundo (e arredores).”
Noutra ocasião, quando fez anos, Estrela Rito agradeceu ao marido, com uma grande declaração: “Meu querido amor… Todos os dias (quase todos), ponho os braços no ar e agradeço a sorte de ter-me cruzado contigo. Parece piroso (eu sei), mas eu sinto tanta sorte, sou tão grata. A paz, a tranquilidade, e o amor que sinto a teu lado não têm preço! Às vezes (eu diria quase sempre), é preciso ter paciência, e saber esperar, pelo AMOR da nossa vida. Depois de o encontrar, é preciso saber estimar e guardar.”
Antes de viver este grande amor ao lado de Estrela Rito, Jorge Costa foi casado durante vários anos com Isabel Costa. Desta relação nasceram os três filhos do antigo futebolista: David, de 31 anos, Guilherme (23) e Salvador (18).
Jorge Costa morreu, esta terça-feira, dia 5, aos 53 anos, depois de sofrer uma paragem cardiorrespiratória no centro de treinos do FC Porto. O dirigente foi levado para o hospital São João, no Porto, mas não resistiu.
As cerimónias fúnebres de Jorge Costa decorrem esta quarta-feira, 6, no estádio do Dragão. As portas estarão abertas até às 22:00 para todos aqueles que queiram prestar uma última homenagem ao eterno capitão dos dragões. O funeral irá realizar-se na quinta-feira, 7, com a missa de corpo presente a decorrer na Igreja de São João Baptista, na Foz do Douro, prosseguindo depois o corpo para o cemitério de Agramonte.