A atriz e apresentadora Joana Machado Madeira, mulher do humorista Eduardo Madeira, partilhou nas redes sociais e no podcast da RFM, ‘Código X’, o diagnóstico da filha mais nova do casal, Carolina.
Durante a conversa com Ana Arrebentinha, Carmo Sousa Lara e Vera de Melo, Joana contou que desde muito pequena a filha fazia “muitas birras”, o que inicialmente foi interpretado como traços de uma personalidade forte. No entanto, a intuição de Joana dizia-lhe que algo mais se passava.
Joana levou a filha a um pedopsiquiatra, que lhe diagnosticou um transtorno de hipersensibilidade sensorial (também conhecido como perturbação de processamento sensorial).
Pessoas com este tipo de condição têm o sistema sensorial mais reativo — sons, luzes, toques ou multidões podem ser excessivamente intensos. No caso da Carolina, ambientes com muitas pessoas e estímulos provocam uma sobrecarga sensorial, o que leva a crises emocionais e comportamentos que podem parecer “birras”, mas que na verdade são reações neurológicas de desconforto e ansiedade.