A depressão Cláudia, que provocou três mortos e diversos prejuízos materiais em Portugal, já se afastou do território nacional. Com a sua passagem, chega agora uma mudança significativa no estado do tempo: a chuva vai dar lugar ao frio.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), embora a semana tenha começado com aguaceiros residuais associados à depressão, está previsto uma descida gradual das temperaturas mínimas e máximas a partir de quarta-feira, dia 19.
A massa de ar mais fria deverá originar valores de temperatura inferiores ao habitual para esta época do ano, acompanhados por diminuição da nebulosidade e redução da precipitação.
Até sexta-feira, dia 21, a temperatura mínima poderá descer entre 2 e 4 graus por dia, atingindo entre 0 e -4 graus no interior Norte e Centro e entre 4 e 7 graus nas restantes regiões.
No entanto pode aproveitar esta massa de ar fria para ir à Serra da Estrela onde ocorrerá queda de neve nos pontos mais altos durante o fim de semana, devido à previsão de aguaceiros fracos.
Contudo, o IPMA antecipa que a chuva deverá regressar já a partir de sábado, pelo que o guarda-chuva ainda não pode ser arrumado.