Vítor Gonçalves, de 56 anos, foi nomeado diretor de Informação da RTP, em meados de junho, e uma das suas primeiras medidas foi afastar a consagrada Dina Aguiar (72) do pequeno ecrã e acabar, assim, com o histórico ‘Portugal em Direto’, programa de sucesso na televisão portuguesa há duas décadas. Mas a ligação da jornalista à estação pública não terminou, afinal, no dia 9 de outubro. O 24Horas sabe que o seu contrato só acaba em março. “É verdade. Não se compreendeu a pressa do Vítor em fazer isto à Dina e ao seu programa”, conta-nos fonte próxima do responsável. “Ele tem todo o direito de fazer as suas escolhas, mas tinha deixado a Dina ficar até ao fim. Isto não faz sentido nenhum.”
Dina Aguiar deixou o ‘Portugal em Direto’, há mais de um mês, não precisa de ir à RTP, mas a estação pública, sabe também o 24Horas, vai continuar a pagar à jornalista até março, quando termina oficialmente a sua ligação à casa onde está há 47 anos. “Sim, os contratos são para cumprir”, continua a mesma fonte, acrescentando: “Lamentavelmente, a RTP está a pagar a uma profissional para estar em casa. É mais um exemplo de má gestão aqui e, de facto, um mau início do Vítor como diretor.”
E assim se explica a presença de Dina Aguiar no jantar de Natal da RTP, que decorreu no Lx Factory, em Lisboa, este sábado, dia 15. A jornalista publicou várias fotografias e vídeos do convívio, no Facebook, mostrando os abraços, sorrisos e momentos especiais passados ao lado dos (antigos) colegas e amigos da estação pública.
“A vida deve ser celebrada! E, às vezes, sabe bem celebrar com muita gente… Ainda mais com a família RTP”, escreveu Dina Aguiar, visivelmente feliz. “Que bom que é sentir o amor e a saudade dos amigos e colegas da RTP! Feliz Natal… Já???”
“Amor e saudade”, é como quem diz, a julgar pelo comentário da camarada de redação Rosa Veloso a esta partilha de Dina Aguiar, a propósito do jantar de Natal da RTP, nas redes sociais. “Gabo-te a paciência!”










