Frase do dia

  • ‘Operação Marquês' representa tudo o que pode correr mal num processo', Rita Júdice
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O grupo Air France-KLM confirmou que vai, nas próximas semanas, apresentar oficialmente a sua manifestação de interesse para adquirir uma parte do capital da TAP. A intenção foi reafirmada esta quinta-feira, dia 6, pelo diretor executivo da empresa franco-neerlandesa, Ben Smith.

“Continuamos firmemente interessados na TAP. Prevemos enviar, ainda antes do final do mês, uma carta formal que exprima a nossa vontade de adquirir uma participação na companhia portuguesa”, revela o responsável durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre.

De acordo com o calendário definido, os potenciais compradores devem submeter as suas propostas até 22 de novembro, através da Parpública, entidade que gere as participações do Estado.

Ben Smith garantiu que a Air France-KLM irá respeitar os prazos estabelecidos e manifestou o desejo de reunir-se em breve com o Governo português. “Até agora, não tivemos qualquer contacto direto com as autoridades. Assim que enviarmos a nossa carta de interesse, esperamos que se abra um processo formal, que nos permita dialogar com todas as partes envolvidas, incluindo o Executivo.”

Questionado sobre a forma como o processo de privatização da TAP está a ser conduzido, o CEO preferiu a prudência: “Ainda é demasiado cedo para fazer qualquer avaliação. Talvez dentro de um ou dois meses, possamos comentar com mais fundamento.”

Ben Smith escusou-se também a pronunciar-se sobre as condições estipuladas no caderno de encargos aprovado pelo Governo, em setembro: “Neste momento, estamos a preparar a documentação necessária e, a partir daí, iremos avaliar o que poderá ser benéfico tanto para nós como para o Estado português.”

Recorde-se que o Executivo de Luís Montenegro aprovou, em julho, o diploma que regula o processo de privatização da transportadora aérea nacional. O plano prevê a alienação de 49,9% do capital, dos quais 44,9% serão destinados a um investidor privado e 5% reservados aos trabalhadores da empresa.

Além da Air France-KLM, o grupo IAG – dono da Iberia e da British Airways – e a Lufthansa manifestaram interesse em adquirir uma posição na TAP.

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