Em junho, o município de Albufeira ficou perto da marca das 900 mil dormidas, com uma quota de 11,1% do total nacional, avança o INE. Um número que equivale a mais de um terço do número total de dormidas registada no Algarve.
Desta forma, Albufeira destacou-se como o segundo destino turístico mais popular a nível nacional, logo a seguir a Lisboa, e o mais procurado do Algarve.
José Carlos Rolo, presidente da autarquia, considera que se tem assistido a uma “alteração de paradigma no que diz respeito à sazonalidade”. “Os resultados alcançados surgem no seguimento do trabalho que tem sido desenvolvido para dinamizar a atividade turística durante a época baixa, nomeadamente através do acolhimento de eventos desportivos de referência”, considera. José Carlos Rolo refere ainda que “Albufeira se tem assumido cada vez mais como capital do turismo, com todos os impactos positivos que isto acarreta para a economia local”.
Feitas as contas ao primeiro semestre de 2025 e face ao período homólogo, registou-se em Albufeira um aumento de 1,7% no número de hóspedes, 0,3% no número de dormidas e 5,5% de proveitos totais.