Frase do dia

  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
  • 'É mais barato cuidar do clima do que fazer a guerra'‘, Lula da Silva
Search

A recente proposta de alteração do traçado do TGV em Vila Nova de Gaia está a gerar preocupação entre empresários e especialistas do setor aeroespacial. Em causa está o futuro da HyperMetal, uma fábrica de motores de foguetões que representa um investimento de 4,5 milhões de euros, dos quais 40% são financiados pelo programa Portugal 2030, com fundos da União Europeia.

A HyperMetal, instalada numa zona estratégica de Gaia, é vista como um motor de inovação e desenvolvimento tecnológico, não só para a região, mas para todo o país. O projeto, que visa produzir motores de alta precisão para a indústria espacial europeia, encontra-se agora ameaçado pelas alterações previstas para a linha do TGV, que poderão implicar a expropriação ou inviabilização das atuais instalações.

“Estamos perante uma situação de enorme incerteza. Se a fábrica for obrigada a encerrar ou relocalizar-se, o impacto será devastador para a indústria aeroespacial nacional e para a confiança dos investidores europeus em Portugal”, alerta um responsável da HyperMetal. Também a Associação Portuguesa da Indústria Aeroespacial já manifestou preocupação, sublinhando que “a continuidade do apoio europeu depende da estabilidade e da capacidade de execução dos projetos”.

A decisão final sobre o traçado do TGV poderá, assim, ter consequências profundas para o futuro da inovação tecnológica em Portugal, colocando em risco não só empregos qualificados, mas também a posição do país no competitivo mercado europeu do setor espacial.

Recomendado para si

Angola criticou duramente as recentes declarações de André Ventura sobre o colonialismo português. Num direto da TPA Notícias, o jornalista sublinhou que o colonialismo português não apenas escravizou povos africanos, como também afetou gravemente o povo português.
Cerca de 16 mil consumidores continuam sem eletricidade nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, de acordo com informação avançada pela E-REDES. Às 08:30 desta quinta-feira, dia 13, o número já representava uma melhoria em relação às 08h00, altura em que cerca de 20 mil clientes estavam privados de energia, metade dos quais no distrito de Setúbal.