Depois do FC Haka ter descido de divisão, um grupo de jovens, adeptos do clube, pegaram fogo a uma das bancadas do recinto.
A Polícia finlandesa anunciou que três menores, todos com menos de 15 anos, estavam no estádio na noite de domingo, dia 7, quando o fogo começou. De acordo com as autoridades, um dos adolescentes confessou ter ateado um objeto que deu início às chamas, que rapidamente consumiram uma estrutura em madeira do estádio.
De acordo com a Polícia regional, o caso está a ser tratado como fogo posto, embora a legislação finlandesa impeça que menores com menos de 15 anos não possam ser julgados criminalmente. Ainda assim, as crianças podem ser responsabilizadas pelos danos materiais causados.
O estádio, situado em Valkeakoski, cerca de 150 quilómetros a norte de Helsínquia, é um dos mais tradicionais dos clubes finlandeses e sofreu danos significativos devido ao incêndio. A bancada principal e partes do relvado artificial foram as zonas mais afetadas.
O episódio acontece apenas semanas depois de o FC Haka ter sido rebaixado da Veikkausliiga, a primeira divisão do futebol finlandês, onde conquistou nove campeonatos nacionais e 12 taças ao longo da sua história.
Veja o vídeo enquanto o incêndio ainda decorria: