O concelho de Arruda dos Vinhos enfrenta uma situação de emergência devido aos danos provocados pelo mau tempo dos últimos dias, podendo ficar sem abastecimento de água após terem sido detetadas avarias na conduta que serve o município. O problema foi identificado no domingo, na sequência do abatimento do caminho da Lavareda, que danificou uma das principais condutas, afetando cerca de 7.000 pessoas.
A EPAL encontra-se no local a realizar trabalhos de reparação, mas, segundo fonte oficial da autarquia, não há previsão para a reposição do serviço. A câmara alerta que, quando se esgotarem os reservatórios, o concelho poderá ficar totalmente sem água.
Os sucessivos episódios de mau tempo provocaram danos extensos na rede viária, deixando Arruda dos Vinhos praticamente isolada. De momento, o acesso ao concelho faz-se apenas pela Estrada Nacional 248-3, através de Alverca. As principais vias estão interditas à circulação, incluindo a EN 248, cortada nos acessos a Vila Franca de Xira e a Torres Vedras, e a EN 115 nos sentidos de Bucelas e Sobral de Monte Agraço. A EN 115-4, no acesso a Alenquer, está apenas transitável por uma via, sem circulação de veículos pesados. A autarquia divulgou um vídeo onde dá a conhecer a dimensão dos estragos.
As localidades de Cardosas, Arranhó e Carvalha estão isoladas. O concelho regista 42 desalojados. Face à gravidade dos prejuízos, a autarquia solicitou ao Governo a declaração de situação de calamidade. Arruda dos Vinhos é um dos municípios que adiou as eleições presidenciais, agora marcadas para 15 de fevereiro.
Veja o vídeo: