Manuel João Vieira, de 63 anos, vai mesmo concorrer a Presidente da República nas próximas eleições presidenciais, de 18 de janeiro.
O músico entregou esta quarta-feira, dia 3, as assinaturas no Tribunal Constitucional que formalizaram a sua candidatura às eleições.
Nas últimas semanas, Manuel João Vieira tem dado entrevistas a vários meios de comunicação social, incluindo ao 24Horas, que se têm tornado virais nas redes sociais pela postura diferente que o candidato apresenta.
Entre dezenas de entrevistas já dadas, o candidato à presidência da república fez já várias promessas inusitadas: vinho canalizado e uma prostituta em todas as casas portuguesas, um Ferrari para cada cidadão, uma patinadora russa e um dançarino cubano, alcatifar Portugal de norte a sul, criar o glorioso Ministério da Ressaca, declarar música e humor como bens essenciais da República, banir as doenças por decreto de lei, etc.
Mas o músico não se fica por aqui. Politicamente, identifica-se como alguém de “esquerda-direita” ou de “extremo centro”. Assumiu ainda que se fosse ele a mandar, as mulheres é que trabalhariam e os homens ficavam em casa a “beber cerveja e a receber o subsídio de família”.
Numa altura em que está praticamente confirmada a sua presença no debate presidencial da RTP, recordamos que Manuel João Vieira, em exclusivo ao 24Horas, revelou que se sentia “aliviado” e que lhe tinha sido tirado “um grande peso do peito”, quando não tinha sido convidado para os debates a dois, por “não conseguir falar com essa malta” e porque “teria que falar com pessoas que não consigo ver ao pé”.
A seguir saiba quais são os 5 mandamentos que Manuel João Vieira defende por um Portugal “mais justo, mais limpo, mais rico, mais seguro, mais criativo, mais eficiente, mais inclusivo, mais honesto, mais igual, mais bonito e mais divertido”:
1. Igualdade total de pigmentação. Todos os imigrantes serão submetidos à etno-estetização obrigatória para ficarem com a pele mais clara. No caso dos cidadãos do norte da Europa – franceses, alemães, holandeses – terão de escurecer a pele até ficarmos todos com a mesma cor.
2. Proibição absoluta de todas as doenças. Fim do Serviço Nacional de Saúde – não porque não gosto de médicos, mas porque não será necessário. Quem tossir paga multa; quem espirrar é deportado para a ilha da Madeira com aulas de ioga e silêncio obrigatório.
3. No futebol só há a Seleção Nacional que passa a ser mista e transmitida em direto 24 horas por dia na TV (Televisão Vieira). Homens, mulheres, trans e marcianos – todos podem jogar. Pode-se levar qualquer tipo de arma para dentro de campo, mas qualquer agressão e violência de género, leva à expulsão imediata. No caso de morte, o jogador passa a assassino e a biodiesel. Não há VAR, há consciência ambiental e justiça desportiva.
4. Os incêndios são proibidos por decreto presidencial. Os únicos que podem existir são os naturais (2%) – que serão apagados pela TAP com aviões AIRBUS 369 modificados. Os bombeiros serão uma força respeitada que ajudarão a salvar gatinhos das árvores e velhinhas presas nos elevadores.
5. Fecho e venda de todas as embaixadas de Portugal no mundo. Todos os embaixadores serão chamados para trabalhar em Portugal em teletrabalho. O passaporte português dará desconto de 50% em todos os bares e festas e entrada gratuita em todos os concertos do mundo.
Se quiser conhecer os restantes mandamentos, pode ir ao site oficial da candidatura de Manuel João Vieira.