Os homens que assaltaram a Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, foram apanhados a caminharem pelas ruas, quase de forma tranquila, a carregarem as obras de arte roubadas. O momento ficou registado pelas câmaras de videovigilância.
Nas imagens, é possível perceber que uma viatura foi estacionada perto do local, às 10:43 de domingo, tendo dois homens saído do carro e caminhado pela rua. Momentos depois, os assaltantes regressam à viatura e é possível perceber, aí, através de um ângulo em concreto, que um dos homens carrega quadros.
Os assaltantes já foram identificados e estão a ser procurados pela Polícia Militar, de acordo com o G1. As obras de arte ainda estão por encontrar.
Recorde-se que a Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, foi assaltada, no domingo, dia 7. O assalto resultou no roubo de 13 obras de arte consideradas de valor incalculável.
Entre as peças levadas estão oito gravuras da série ‘Jazz’, do francês Henri Matisse, e cinco gravuras de Cândido Portinari, que pertencem à série ‘Menino de Engenho’. As obras faziam parte de uma exposição temporária organizada em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que encerraria precisamente no dia do crime.