A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou uma ação de controlo que resultou na retirada do mercado de milhares de produtos alimentares com ‘cannabis sativa’, revelaram este sábado, dia 10, em comunicado.
De acordo com a autoridade, a fiscalização incidiu sobre seis negócios que comercializavam suplementos e alimentos suspeitos de não respeitarem as normas, levando à apreensão de 3 588 artigos considerados perigosos para os consumidores.
Entre os itens estão partes da planta, como folhas e flores, assim como produtos alimentares que não cumpriam os requisitos de segurança, rotulagem ou qualidade definidos por lei.
A operação decorreu ao longo das últimas semanas em várias localidades do norte do País, como no Porto, Braga, Aveiro e Guimarães. No âmbito desta investigação foram também abertos seis processos-crime por alegadas práticas ilícitas relacionadas com o tráfico e comércio irregular destes produtos.
A ASAE recordou que qualquer extrato ou parte da planta cannabis sativa que contenha canabinoides, como o canabidiol (CBD), não está autorizado como ingrediente alimentar.