A tensão no leste da Europa voltou a subir com a Polónia a mobilizar caças na sequência dos ataques russos na zona oeste da Ucrânia, junto à sua fronteira. As autoridades do país confirmaram a ativação dos meios militares por precaução.
O Comando Operacional das Forças Armadas polacas anunciou a operação, na rede social X: “Devido ao ataque da Federação Russa contra alvos localizados no território ucraniano, as forças aéreas polacas e aliadas começaram a operar no espaço aéreo. Em conformidade com os procedimentos aplicáveis, o Comandante Operacional das Forças Armadas mobilizou as forças e os recursos necessários à sua disposição. foram acionados caças, os sistemas de defesa aérea e os radares de reconhecimento em terra foram colocados em estado de prontidão.”
De acordo com a Reuters, a ofensiva russa, na madrugada desta terça-feira, dia 23, teve consequências na capital da Ucrânia. A cidade de Kiev foi alvo de ataques que obrigaram as autoridades a implementar cortes urgentes no fornecimento de eletricidade, apenas dois dias após conversações de paz conduzidas pelos Estados Unidos, em Miami.
A Força Aérea da Ucrânia informou que os avisos de ataque aéreo foram ativados em praticamente todo o país. Na capital, fragmentos resultantes do ataque russo caíram junto a um prédio habitacional. Já a Polícia Nacional ucraniana indicou que quatro pessoas ficaram feridas, incluindo um adolescente de 16 anos.