Os Estados Unidos (EUA) estão a preparar-se para intercetar um petroleiro que está no Atlântico Norte e que a Rússia afirma estar sob a sua jurisdição. A situação promete gerar momentos de tensão entre Washington e Moscovo.
O navio, anteriormente chamado ‘Bella 1’, foi sancionado pelos EUA, em 2024, por integrar uma “frota fantasma” usada para transportar petróleo ilegal. No mês passado, seguia em direção à Venezuela, mas mudou de rota para evitar ser apreendido pela guarda costeira norte-americana. Nos últimos dias, navegava perto da costa do Reino Unido, segundo dados da empresa Kpler.
Durante a perseguição, a tripulação pintou uma bandeira russa no casco e afirmou estar sob proteção de Moscovo. Pouco depois, o navio passou a constar no registo oficial russo com o nome ‘Marinera’. A Rússia apresentou um protesto diplomático a exigir que os EUA deixassem de perseguir a embarcação, o que complica qualquer tentativa de apreensão.
A Casa Branca não comentou o caso, mas a CBS News está a avançar que Washington planeia apreender o petroleiro. Fontes indicam ainda que outros navios sancionados poderão ser intercetados.
Os EUA, recorde-se, já usaram forças especiais para ‘apanhar’ um petroleiro sancionado ao largo da Venezuela, em dezembro. Segundo as mesmas fontes, esta operação no Atlântico Norte é mais complexa devido ao mau tempo e à reivindicação russa sobre o navio.