Na próxima segunda-feira, dia 1 de dezembro, a Avenida da Liberdade, em Lisboa, vai ser novamente palco do Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas. O evento, que assinala as comemorações da Restauração da Independência em Portugal, conta com a presença de 33 bandas oriundas de diferentes cantos do País.
A dar o mote do certame estará a Associação Recreativa Os Mareantes do Rio Douro, grupo de Vila Nova de Gaia, composto por cerca de 50 pessoas, que tem 300 anos de história. Dos 33 coletivos musicais que integram o elenco, três pertencem à Grande Lisboa. São eles a Banda da Força Aérea, a Banda Filarmónica da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos e a Banda do Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires.
O evento terá início às 15:00, junto do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, e termina na Praça dos Restauradores. Todas as bandas atuantes irão interpretar o Hino da Maria da Fonte, o Hino da Restauração e o Hino Nacional ‘A Portuguesa’. O concerto ambulante será dirigido pelo tenente-coronel António Manuel Cardoso Rosada, chefe da banda de música da Força Aérea.