O voo TP225 da TAP Air Portugal sofreu, esta sexta-feira, dia 2, uma estolagem do compressor do motor quando se preparava para descolar do aeroporto Humberto Delgado com destino a Miami. A falha técnica provocou um forte estrondo na aeronave, obrigando-a a abortar a viagem. Todos os tripulantes e passageiros foram retirados em segurança.
A avaria ocorreu devido a uma uma perturbação do fluxo de ar nas fases do compressor. Em declarações exclusivas ao 24Horas, Jorge Roquete Cardoso, Diretor-geral do aeródromo de Tires, explica que este é um fenómeno que ocorre por vezes, e que deriva de fatores externos como a mudança instantânea do vento, podendo provocar fortes abalos ou oscilações no motor, bem como a perda repentina de potência. O avião trata-se de um Airbus A330-200, veículo com um histórico de segurança, várias vezes utilizado pela TAP em viagens transatlânticas.
O voo foi adiado e realizou-se umas horas mais tarde, com os passageiros a serem reconduzidos para um Airbus A330-900, que foi destacado como avião de substituição. O vídeo que capta o momento foi partilhado no canal de YouTube Lisbon Airport Spotting.