O risco de rutura da Barragem da Retorta, localizada na zona de Torre Bela, em Azambuja, que está a conduzir à evacuação de algumas freguesias do concelho, somado ao aumento de caudal do Rio Tejo poderá colocar em risco o parque logístico que fica localizado perto da vila, comprometendo o abastecimento de vários supermercados espalhados pelo país. Neste Hub logístico estão os centros de distribuição do Continente, Pingo Doce, Auchan, entre outros.
É naquele município que opera um dos maiores polos logísticos a nível nacional, centrado sobretudo em Vila Nova da Rainha, que enquadra grupos como a Sonae (Continente), Jerónimo Martins (Pingo Doce) ou Auchan, e que ajuda a abastecer as maiores cadeias de hipermercados do país. Quer isto dizer que possíveis danos provocados por cheias nas suas estruturas poderão prejudicar gravemente as operações de muitos supermercados nacionais.
Até ao momento, foram já evacuadas as freguesias da Póvoa de Manique e Carvalhos. Em comunicado, a Proteção Civil alerta que “devido às condições meteorológicas adversas que se têm feito sentir no concelho, existe risco de rutura da Barragem da Retorta” e acrescenta que a evacuação dos moradores, devido à forte possibilidade de cheias, se trata de uma ação preventiva de forma a “garantir a segurança das pessoas antes que a situação se deteriore”.

