Frase do dia

  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
  • 'Tudo o que podia correr mal... correu mal‘, Roberto Martínez
Search

Barcelona deu mais um passo rumo em direção à mobilidade do futuro com a estreia de um autocarro sem condutor em Montjuïc. Durante dez dias, o veículo estará em fase de testes com público, permitindo avaliar o desempenho em condições reais de circulação.

O percurso tem cerca de 1,8 quilómetros e liga a Plaça Dante ao Estadi Olímpic Lluís Companys – onde joga atualmente o Barcelona –, realizando seis paragens ao longo do trajeto. As viagens decorrem diariamente entre as nove da manhã e as sete da tarde durante o período experimental.

O autocarro utilizado é o modelo Autonomous e-ATAK, fabricado pela marca turca Karsan. É totalmente elétrico, com uma autonomia de aproximadamente 300 quilómetros. Está equipado com um sistema de condução automática de nível 4, desenvolvido pela empresa ADASTEC. Este nível de automação permite ao veículo circular praticamente sem intervenção humana. Reconhece sinais de trânsito, peões e obstáculos, ajusta a velocidade e trava de forma autónoma, sempre que necessário.

Apesar de todas estas especificações, a legislação obriga à presença de um operador da empresa de transportes de Barcelona a bordo, cuja função é apenas supervisionar a viagem e intervir caso ocorra alguma situação imprevista.

Veja o vídeo:

Recomendado para si

A Web Summit 2025 terminou hoje, e o Brasil voltou a afirmar-se como uma das delegações mais dinâmicas, diversas e inovadoras do evento. Quase 400 startups brasileiras marcaram presença em Lisboa, num momento que confirmou o país como um parceiro cada vez mais relevante para a Europa e para o mundo na construção de soluções tecnológicas capazes de responder aos desafios globais.
O Infarmed deu luz verde à comparticipação de um novo dispositivo destinado a melhorar o controlo da diabetes tipo 1 em Portugal. O sensor Accu-Chek SmartGuide, desenvolvido para medir de forma contínua a glicose intersticial em tempo real, será disponibilizado brevemente aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que cumpram determinados critérios clínicos: “Este dispositivo médico estará brevemente disponível para os utentes do SNS”, referiu o Infarmed, em comunicado.