A cidade de Guimarães foi incluída, pela BBC Travel, numa lista das 20 melhores localidades do mundo para visitar em 2026, destacando-se como um dos destinos mais recomendados pelos especialistas em viagens para o próximo ano.
A lista publicada pela BBC reúne locais de vários continentes, com atrações que vão desde paisagens naturais a centros históricos e culturais. Dentro desse conjunto de destinos selecionados, Guimarães surge ao lado de lugares como Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Oulu, na Finlândia, entre outros pontos de interesse mundial.
Segundo a imprensa britânica, a cidade conhecida como o Berço de Portugal tem muito para oferecer aos visitantes que queiram explorar a sua história, património e ambiente urbano envolvente. “O seu centro medieval, lindamente preservado, é um emaranhado de praças e ruas de paralelepípedos pontilhadas por grandes palácios e restaurantes com esplanadas”, escreve-se, destacando a convivência entre espaços com estrelas Michelin e restaurantes tradicionais e bares de cerveja artesanal, da cultura contemporânea que “convive confortavelmente com as suas ruas medievais”, de “galerias futuristas” com “museus em antigos claustros e locais hipster esculpidos em antigas fábricas”.
A presença de Guimarães nesta listagem surge num contexto em que a cidade tem também recebido outros reconhecimentos internacionais relacionados com sustentabilidade e qualidade de vida, reforçando o seu apelo como destino turístico no próximo ano – a razão principal que leva à escolha do Berço de Portugal é o facto de ser a Capital Verde da Europa em 2026, ano em que comemora um quarto de século de Património Mundial pela UNESCO.
A lista completa de locais escolhidos pela BBC para 2026 inclui, entre os 20 destinos recomendados, lugares tão diversos como o Vale de Colchagua (Chile), as Ilhas Cook (Costa Rica), Samburu (Quénia), Filadélfia (EUA) e Uruguai.