Frase do dia

  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
  • ‘Não tenho medo de Trump', Volodymyr Zelensky
Search

Lançamento é o ponto de partida para mais de 40 novos modelos e atualizações planeados até 2027, confirmando a aposta do BMW Group na mobilidade elétrica.

O novo iX3 é o primeiro modelo da BMW assente na plataforma Neue Klasse. Desenvolvido de raiz para veículos 100% elétricos, integra “soluções avançadas de engenharia, digitalização e sustentabilidade”, revela a BMW, em comunicado.

“Este lançamento é o ponto de partida para mais de 40 novos modelos e atualizações planeados até 2027, confirmando a aposta do BMW Group na mobilidade elétrica”, sublinha a mesma fonte.

Linguagem visual

O design do novo iX3 inaugura uma linguagem visual futurista, combinada com uma nova geração de baterias, quatro supercomputadores e o BMW Operating System X, desenvolvido em parceria com a Critical TechWorks, joint venture sediada em Portugal.

“A tecnologia portuguesa também está presente no sistema Panoramic iDrive, que integra realidade aumentada no para-brisas e uma experiência imersiva no cockpit, bem como no BMW Intelligent Personal Assistant, nos modos de condução, nos sistemas avançados de assistência e na My BMW App”, explica a BMW, no mesmo documento.

Na motorização, o BMW iX3 50 xDrive estreia a sexta geração da tecnologia BMW eDrive. A tração integral elétrica, com dois motores de nova geração, oferece 469 cv de potência e 645 Nm de binário, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos.

A nova bateria cilíndrica de 108,7 kWh garante até 805 km de autonomia (WLTP), com carregamentos ultrarrápidos: até 372 km em apenas 10 minutos e de 10 a 80% em 21 minutos.

Carregamento bidirecional

O modelo também estreia carregamento bidirecional, permitindo utilizar a energia da bateria para alimentar equipamentos (Vehicle-to-Load), abastecer a casa (Vehicle-to-Home) ou até devolver energia à rede (Vehicle-to-Grid, não disponível em Portugal). “Além disso, reduz as perdas energéticas em 40%, o peso em 10% e os custos de fabrico em 20% face à geração anterior”, adianta a marca alemã.

A dinâmica de condução é potenciada pela nova arquitetura e pelo sistema Heart of Joy, um dos quatro supercomputadores do modelo, que integra a gestão da tração, direção, suspensão, regeneração e travagem, garantindo respostas instantâneas e maior eficiência.

Chega em 2026

Produzido na nova fábrica de Debrecen, na Hungria — uma unidade totalmente livre de combustíveis fósseis —, o novo BMW iX3 também reflete o compromisso do grupo com a sustentabilidade. “O modelo reduz as emissões de CO₂ em 34% ao longo do ciclo de vida, utiliza mais de 30% de materiais reciclados e foi concebido para desmontagem e reaproveitamento no fim de vida”, sublinha.

Com chegada prevista a Portugal em março de 2026 e um preço de €72.900, o novo BMW iX3 simboliza a “fusão entre tecnologia de ponta, design visionário e contributo nacional, posicionando a BMW na linha da frente da mobilidade elétrica premium”, conclui.

Recomendado para si

Sistema, montado no tejadilho do Nissan Sakura, permite carregar o veículo tanto em movimento como estacionado, captando energia solar suficiente para adicionar até 3.000 km de autonomia anual.
Funcionalidade será lançada nos próximos meses, estando inicialmente disponível para os modelos Polestar 4 nos EUA e na Suécia, com expansão prevista para mais mercados no futuro.