Durante uma visita a uma padaria artesanal, em Hamburgo, o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, de 70 anos, partilhou uma curiosidade sobre a sua recente viagem a Luanda, onde participou na cimeira União Africana–União Europeia (UA-UE), dedicada ao multilateralismo e ao desenvolvimento.
Enquanto provava diferentes variedades de pão, Friedrich Merz recordou o pequeno-almoço no hotel da capital angolana e comentou, a rir, que sentiu falta do clássico pão alemão durante a sua estadia: “Ontem de manhã, no buffet do hotel em Luanda, procurei um pedaço de pão decente e não encontrei.”
Apesar do tom descontraído, estas declarações rapidamente geraram impacto na imprensa, tanto na alemã como na africana. O chanceler alemão esteve em Luanda para participar na cimeira UA-UE e regressou à Alemanha após o evento, onde retomou a sua agenda doméstica.
Isabel dos Santos, de 52 anos, não deixou passar em branco esta brincadeira de Friedrich Merz e, num comentário a uma publicação alusiva ao momento, escreveu: “Porque não foi ao Candando”. Candando é uma cadeia angolana de hipermercados e é propriedade da própria.
Friedrich Merz, recorde-se, esteve recentemente envolvido noutra polémica, por ter dito que estava satisfeito por sair do Brasil, onde esteve na COP30, e voltar à Alemanha: “Senhoras e senhores, nós vivemos num dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos voltado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos.”
Veja o vídeo do comentário do Chanceler alemão sobre o pequeno-almoço em Luanda: