Cães que prestam serviços de saúde a utentes hospitalares! É raro, mas acontece e está a tornar-se uma realidade cada vez mais risonha para os doentes do serviço de medicina interna do Hospital de São João, no Porto. Trata-se de uma terapia inovadora promovida pela ÂNIMAS, uma associação portuense que fomenta gratuitamente programas de serviços assistidos por animais.
Numa publicação nas redes sociais, o Centro Hospitalar Universitário São João divulgou alguns dos momentos partilhados entre os seus utentes e os ‘doctor dogs’ (cães doutores) que há mais de um mês os visitam. ” ‘Quando ele entrou, esqueci-me de tudo o resto.’ Entre sorrisos e lambidelas, há terapias que não vêm em comprimidos”, pode ler-se na descrição.
Os cães visitam alguns dos quartos desta unidade de saúde e por lá ficam a brincar e a trocar carícias com os pacientes, proporcionando-lhes momentos “em que a dor até se esquece de aparecer”.
Criada em 2002, a ÂNIMAS desenvolve, para além de serviços de assistência animal, ações de formação e trabalhos de investigação científica.

