O calendário oficial das provas e exames nacionais para o ano letivo de 2025/26 já foi publicado em Diário da República, através do Despacho n.º 14616-A/2025, que define todas as datas das avaliações externas. Estas provas abrangem as Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), as provas finais do ensino básico, os exames de equivalência à frequência e os exames nacionais do ensino secundário. O período global de avaliação decorre entre o final de maio e meados de julho, permitindo organizar de forma equilibrada o calendário escolar e o processo de certificação dos alunos.
As provas ModA, dirigidas aos 4.º e 6.º anos de escolaridade, realizam-se entre 27 de maio e 9 de junho. No 4.º ano, os alunos começam pela prova de Educação Artística, seguindo-se Português a 2 de junho e Matemática a 5 de junho. No 6.º ano, a primeira prova é de Inglês, marcada para 29 de maio, sendo depois realizadas Português a 3 de junho e Matemática a 8 de junho. Algumas componentes orais de línguas ficam a cargo de cada escola para calendarização interna dentro do mesmo período.
No 9.º ano, as provas finais do ensino básico iniciam-se com Português a 17 de junho, seguindo-se Matemática a 22 de junho. Estas provas são essenciais para a certificação do 3.º ciclo e para a transição dos alunos para o ensino secundário. As classificações serão afixadas a 14 de julho, e eventuais revisões de prova ficarão disponíveis a 6 de agosto, garantindo transparência no processo avaliativo.
Já no ensino secundário, os exames nacionais começam a 16 de junho com Português (12.º ano) e Economia A (11.º ano), prolongando-se até 26 de junho com disciplinas como Geometria Descritiva, Biologia e Geologia, História, Geografia, Literatura Portuguesa, Matemática e Filosofia. A segunda fase dos exames decorrerá entre 16 e 22 de julho, oferecendo uma nova oportunidade para alunos que pretendam melhorar a classificação ou que não tenham realizado a primeira fase. As pautas finais serão divulgadas no final de julho e início de agosto, concluindo assim o período nacional de avaliações.