O jogo que terminou empatado (2-2), este domingo, dia 29, entre Sp. Braga e Benfica, a contar para a 16.ª jornada, está a fazer correr muita tinta devido à arbitragem.
Enquanto os minhotos se queixam de uma grande penalidade por assinalar, ao minuto 7, por um pisão de Leandro Barreiro sobre Pau Víctor, os encarnados mostram-se escandalizados pelo golo anulado a Dahl, aos 74 minutos, por alegada falta de Richard Ríos em Vítor Carvalho.
António Salvador referiu que “não estavam reunidas as condições para que ele pudesse apitar este jogo hoje, porque toda a gente sabe o que aconteceu no último [final da Taça de Portugal]”. Apesar de tudo, o presidente do Sp. Braga considera que “Tiago Martins é só o melhor VAR de Portugal e um grande VAR europeu e foi um grande árbitro”.
O Benfica foi mais longe. Na reação pós-jogo, José Mourinho ironizou: “Grande vitória. Na primeira parte o Sp. Braga foi melhor que nós, tivemos período curto em que nos superiorizámos e fizemos o golo de bola parada. Na segunda parte não houve Sp. Braga, só houve Benfica, os jogadores assumiram a responsabilidade, viraram o jogo e ganharam por 3-2. Excelente resultado para nós, com todo o respeito pelo Sp. Braga.”
O treinador das águias ‘ignorou’ o golo, que considera mal anulado: “Ganhámos por 3-2, vi o nosso terceiro golo do banco, com a dúvida da distância, mas ainda no banco vi e revi, provavelmente no mesmo monitor que o VAR estaria a ver, um golo limpo. Ganhámos, grande vitória, ganhámos, ganhámos, ganhámos.”
As redes sociais do Benfica seguiram na mesma linha e partilharam o vídeo do golo anulado com a seguinte descrição: “O golo da vitória do Benfica em Braga.” A publicação foi recebida com reações mistas pelos benfiquistas.
⚽ O golo da vitória do Benfica em Braga. pic.twitter.com/aWb9cChMEa
— SL Benfica (@SLBenfica) December 28, 2025
Rui Costa também deixou duras críticas à arbitragem: “Fica um golo anulado que ainda está para ser explicado, não consigo encontrar explicação. O 3-2 é um lance que não nos parece nada falta. Acabámos por deixar aqui mais dois pontos, quando aquele golo nos podia ter dado a vitória.”
O presidente das águias aproveitou ainda para deixar críticas à arbitragem portuguesa: “Fica um golo completamente limpo que dava a reviravolta no jogo e que foi anulado numa forma completamente inacreditável. O Benfica vai continuar a questionar aquilo que se tem passado no futebol português, questionar erros como estes e, como o António Salvador disse, e bem, se há árbitros que têm condições para continuar a arbitrar.”
Com este empate, o Benfica pode acabar a jornada a 10 pontos da liderança, caso o FC Porto vença o AVS, esta segunda-feira, 29, às 20:15, no Estádio do Dragão. Com a vitória do Sporting frente ao Rio Ave (4-0), os encarnados já viram a sua desvantagem para o 2.ª lugar aumentar para 5 pontos.