Após a 9.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, João Almeida, de 27 anos, que ficou em 3.° lugar na etapa, perdendo tempo para Jonas Vingegaard, deixou duras críticas a alguns dos seus companheiros de equipa por não o terem apoiado: “Senti a falta dos meus companheiros de equipa. Ninguém estava lá para mim.”
As declarações do ciclista português parecem ter tido efeito na direção da UAE Team Emirates. Esta segunda-feira, dia 1, a equipa do atleta natural das Caldas da Rainha, anunciou a saída de Juan Ayuso (22) no final da época, em comunicado: “A UAE Team Emirates e o ciclista espanhol Juan Ayuso decidiram, mutuamente, terminar mais cedo o seu contrato, que originalmente terminaria em 2028.”
Já antes da partida para a etapa de terça-feira, 2, Ayuso mostrou-se muito insatisfeito com o ‘timing’ do comunicado e por não estar à espera que ele fosse lançado. Afirmou ainda que não gostou do que foi escrito e foi surpreendido pela resposta dos diretores da equipa: “Quando eu disse que não gostei do que estava escrito no comunicado, disseram-me que o primeiro rascunho era muito pior é que devia estar feliz.”
E Ayuso não ficou por aqui. Disse que a, ainda, sua equipa, tentou prejudicar a sua imagem e que queria acabar tudo a bem, mas que a UAE é uma “ditadura”.
Recorde-se que João Almeida e Juan Ayuso nunca tiveram uma boa relação, apesar de serem companheiros de equipa. A gota de água parece ter sido na etapa 9 na Volta a Espanha, onde o espanhol deixou o seu líder sozinho depois de se ter desligado cedo da etapa por, alegadamente, não ter tido pernas para ajudar mais, apenas dois dias depois de ter ganho uma etapa.