José Luís Carneiro, de 54 anos, visitou esta quarta-feira, dia 3, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, internado no Hospital de São João, no Porto, onde permanece em recuperação após uma cirurgia a uma hérnia encarcerada.
À entrada da unidade hospitalar, o secretário-geral do PS afirmou que a deslocação tinha como propósito cumprimentar o chefe de Estado, sublinhando a proximidade pessoal entre ambos, em conversa com os jornalistas. “Venho cumprimentá-lo como pessoa que tem uma relação muito grande com o Presidente.”
Carneiro recordou ainda os anos em que exerceu funções como secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, período durante o qual partilhou “muitas horas de viagem e convívio” com Marcelo Rebelo de Sousa. Destacou igualmente o laço de “amizade e estima” construído ao longo desse tempo.
Na visita, o líder do PS não foi de mãos a abanar. Entregou ao Presidente um livro sobre a história religiosa do centro histórico do Porto, considerando tratar-se de “uma leitura adequada para esta fase de convalescença”.
Na terça-feira, dia 2, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, já tinham estado no Hospital de São João para visitar Marcelo Rebelo de Sousa.