É esta a casa pela qual o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, paga a irrisória quantia de 753 Euros de IMI por ano.
A conta é apresentada pelo Fisco que, para efeitos desse imposto, atribui ao imóvel um valor patrimonial de 251 mil euros. Uma bagatela para uma moradia no Restelo, uma das zonas mais nobres da capital, com dois pisos, jardim e piscina. É que as Finanças consideram que a casa tem mais de 60 anos mesmo se, após a reabilitação, o prédio parece novo e como a taxa de IMI em Lisboa é de 0,3%, António Leitão Amaro paga apenas os tais 753 euros por ano.
Esta casa parece, aliás, talhada para os bons negócios. Segundo o Correio da Manhã desta sexta-feira, 31 de outubro, António Leitão Amaro conseguiu comprá-la há quatro anos a uma empresa de um seu cunhado, que a tinha adquirido em 2018 pelos mesmíssimos 750 mil euros, pelos quais fez negócio com o agora Ministro da Presidência. Ora os dados do INE revelam que entre o terceiro trimestre de 2021 (data da compra da moradia por Leitão Amaro) o preço mediano dos imóveis em Lisboa aumentou cerca de 30%. Mas não o deste.







