As forças russas afirmam ter avançado mais profundamente nas cidades ucranianas de Pokrovsk e Kupiansk, no leste do país, segundo declarações divulgadas esta terça-feira. Um vídeo publicado por fontes pró-russas mostra militares a entrar em Pokrovsk montados em motas e sobre os tejadilhos de veículos danificados.
Pokrovsk, frequentemente apelidada pelos meios russos de “porta de entrada de Donetsk”, é considerada um ponto estratégico. A sua eventual captura daria a Moscovo uma base de operações para avançar em direcção a Kramatorsk e Sloviansk, as maiores cidades ainda sob controlo ucraniano na região de Donetsk.
O vídeo divulgado por bloggers militares russos mostra tropas a entrar em Pokrovsk por uma estrada envolta em nevoeiro, num cenário que alguns utilizadores do Telegram compararam a um filme pós-apocalíptico, ao estilo ‘Mad Max’.
As imagens mostram motas e veículos civis danificados — muitos sem portas ou vidros — a circular por uma estrada coberta de destroços, enquanto soldados observam. Em alguns veículos, militares são vistos sentados sobre os tejadilhos.
Durante mais de um ano, o Exército russo tem pressionado Pokrovsk, recorrendo a uma manobra de cerco para tentar isolar a cidade e cortar as linhas de abastecimento ucranianas — uma tática distinta das ofensivas frontais que levaram à destruição de Bakhmut, em 2023.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu a situação em torno de Pokrovsk como difícil, salientando que as condições meteorológicas atuais favorecem os ataques russos.