Morreu Almeno Gonçalves, na madrugada desta quinta-feira, dia 27, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. Tinha 66 anos. O consagrado ator tinha um cancro no cólon, que se revelou fulminante, de acordo com o Correio da Manhã. “Um grande aplauso ao Almeno Gonçalves”, pediu João Baião, emocionado com a partida do colega. Já Sofia Alves considerou “absolutamente chocante” a morte do ator. “Estamos todos tão tristes que não consigo encontrar outras palavras… Descansa em paz”, disse a atriz.
Almeno Gonçalves foi casado com a atriz Rita Salema. Dessa relação nasceu a única filha de ambos, Francisca, que casou este ano com Salvador Melo. Não há registo de que tenha sido convidado para a cerimónia. Recorde-se que, em 2021, o ator confessou, no programa ‘Alta Definição’, da SIC, que não tinha “proximidade” com Francisca: “Pensamos de maneiras muito diferentes e isso naturalmente afasta-nos. Acho que ela não gosta assim tanto de mim.”
Almeno estreou-se no teatro, mas foi a televisão, onde começou nos anos 80, que o lançou para as luzes da ribalta. Participou em vários projetos de sucesso, como ‘Os Malucos do Riso’ (1999-2003), ‘Jardins Proibidos’ (2000), ‘Olhos de Água’ (2001), ‘Filha do Mar’ (2001), ‘Morangos com Açúcar’ (2003/2004) ou ‘Inspetor Max’ (2005).
À família de Almeno Gonçalves, o 24Horas expressa as mais sentidas condolências.