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A 13 de agosto de 1959, a Volvo entregava o primeiro automóvel equipado, de série, com o agora universal cinto de segurança de três pontos de fixação.

“Há 66 anos, o mundo deu um passo decisivo rumo a uma nova era na segurança rodoviária. A 13 de agosto de 1959, a Volvo entregava o primeiro automóvel equipado, de série, com o agora universal cinto de segurança de três pontos de fixação”, adianta o comunicado.

“Uma invenção pioneira que se estima ter salvo mais de um milhão de vidas em todo o mundo. Em 2025, ao assinalar os 66 anos desta criação que mudou para sempre a indústria automóvel, a Volvo apresenta mais um avanço significativo para proteger ainda mais pessoas: um cinto de segurança multi-adaptativo”, acrescenta.

A história começou com o modelo Volvo PV544, entregue num concessionário da marca em Kristianstad, na Suécia. Desenvolvido pelo engenheiro Nils Bohlin, o cinto de segurança de três pontos enfrentou resistência inicial, pois foi considerado incómodo e restritivo por muitos condutores e até por jornalistas especializados.

“Seriam precisos anos, testes rigorosos e um longo trabalho de sensibilização para provar a sua eficácia e fazer com que outras marcas adotassem a tecnologia”, revela a marca sueca.

E vai mais longe: “A Volvo não criou apenas o cinto de segurança de três pontos. Deu, também, num gesto de notável altruísmo, acesso livre à sua patente, permitindo que qualquer fabricante o utilizasse sem custos. Este ato pioneiro deixou claro, desde cedo, o verdadeiro compromisso da marca: colocar a segurança das pessoas acima de tudo”.

Novo cinto multi-adaptativo

Décadas de investigação confirmaram aquilo que a prática já evidenciava. “O estudo ‘28.000 Accident Report’, apresentado em 1967, demonstrava, inequivocamente, que o uso do cinto reduzia a gravidade das lesões em 50% a 60%”, pode ler-se no mesmo documento.

Segundo afirma, “estava, assim, cimentado o legado de Nils Bohlin, que continuaria a liderar o departamento de segurança da Volvo até 1985 e a receber inúmeras distinções internacionais pelo seu trabalho”.

Se 1959 assinala o momento em que a segurança automóvel mudou para sempre, 2025 poderá muito bem ser o ano que marca a sua próxima grande evolução.

Tudo porque “a Volvo apresentou, este ano, um cinto de segurança multi-adaptativo, concebido para se ajustar, em tempo real, às características físicas de cada ocupante e às especificidades de cada acidente”, dá conta o comunicado de imprensa.

“Esta nova geração de cintos será estreada no Volvo EX60, um novo SUV 100% elétrico previsto para 2026, e foi concebida para aumentar, significativamente, a eficácia da proteção em qualquer cenário”, garante.

Proteger vidas

Graças a sensores inteligentes colocados no interior e exterior do veículo, o novo cinto é capaz de analisar variáveis como altura, peso, morfologia, posição sentada e dinâmica da colisão, adaptando a força de contenção a cada situação.

“Enquanto os cintos tradicionais oferecem até três perfis de limitação de carga, este novo sistema multiplica esse número para 11. O resultado é uma segurança altamente personalizada e integrada num ecossistema mais amplo de proteção, que envolve airbags, sistemas de deteção de ocupantes e assistentes de condução – tudo pensado para oferecer um verdadeiro escudo humano, dinâmico e continuamente atualizado via software”, explica a Volvo.

E conclui: “Tal como há 66 anos, a Volvo volta a inovar em matéria de segurança automóvel com um novo marco ético e tecnológico que reafirma a missão de sempre da marca: proteger vidas”.

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Sistema, montado no tejadilho do Nissan Sakura, permite carregar o veículo tanto em movimento como estacionado, captando energia solar suficiente para adicionar até 3.000 km de autonomia anual.
Funcionalidade será lançada nos próximos meses, estando inicialmente disponível para os modelos Polestar 4 nos EUA e na Suécia, com expansão prevista para mais mercados no futuro.