A revista Time publicou a sua lista anual que reúne as 300 melhores inovações de 2025. Pelo segundo ano consecutivo a Volvo Cars marca presença na lista de eleitos, desta feita pelo lançamento de um cinto de segurança multiadaptativo. Trata-se de um dispositivo pioneiro, com capacidade para se ajustar a cada pessoa e situação de condução.
O cinto, que se submete a atualizações de software over the-air, é considerado como uma enorme conquista na evolução da segurança automóvel. O aparelho recorre a sensores exteriores e interiores, que têm em consideração as circunstâncias de condução bem como o perfil dos passageiros, tendo em conta caraterísticas como o peso, altura, composição corporal e posição no assento.
Em termos práticos este sistema adapta a força do cinto consoante o indivíduo e a escala do acidente.
Elaborado no Volvo Cars Safety Centre, em Gotemburgo, este multiadaptativo resulta de mais de cinco décadas de estudo e de uma base de dados única, com informação de mais de 80 mil ocupantes envolvidos em acidentes reais. A sua estreia será acompanhada pela do Volvo EX60, um SUV totalmente elétrico da marca sueca, que será lançado em 2026.
“Estamos orgulhosos de ver o nosso cinto de segurança multiadaptativo reconhecido pela ‘TIME’ como uma das invenções mais importantes do ano. Com o cinto de segurança multiadaptativo no próximo EX60, estamos a aproveitar dados em tempo real para nos adaptarmos à situação e à pessoa que o usa — proporcionando uma proteção mais inteligente e personalizada que pode ajudar a reduzir lesões”, destacou a diretora do Volvo Cars Safety Centre, Åsa Haglund.