Burj Al Babas, no norte da Turquia, era para ser um mega-empreendimento de luxo, com mais de 700 castelos ao estilo conto de fadas, para vender.
A construção, desta que é agora uma cidade fantasma, começou em 2014. Ainda foram vendidos alguns castelos, em planta. Os valores situavam-se entre os 315 e os 450 mil euros. E havia milionários, sobretudo árabes, dispostos a pagar para viver num castelo encantado.
Contudo, a empresa que construía o empreendimento faliu devido à crise económica que se abateu sobre o país naquela altura e também por não ter conseguido angariar investimento para terminar a obra. O que resta do projeto são cerca de 500 castelos inacabados (faltaram por construir mais 200) que estão a deteriorar-se cada vez mais, numa zona decadente mas que tem atraído muitos turistas que procuram por locais diferentes para visitar nas suas viagens.
Burj Al Babas começou a tornar-se uma atração turística. Embora, nas redes sociais, houvesse muitas queixas do guarda, que vela pelos castelos, o ciclista português Miguel Figueira decidiu arriscar.
O ciclista, que está a dar a volta ao mundo em bicicleta, foi ter com o homem e ofereceu-lhe o equivalente a 10 euros por meia hora de passeio. O resultado está à mostra: muito entulho e nenhum encanto. Veja o vídeo e siga esta visita guiada.

